MENSAGEM PASTORAL SABEDORIA

    Provérbios 16:25

    Provérbios é um livro de extremos. Um extremo é a sabedoria, o outro, a tolice. Uma pessoa não se torna sábia ou tola da noite para o dia. Meses e anos de palavras e ações desenvolvem características que duram uma vida inteira.

    Salomão era um excelente aluno da natureza. Nos animais, plantas e clima, ele encontrava coisas para comparar com as características humanas. Alguns nos aconselham a uma atitude favorável; outros nos advertem a desistir de um comportamento desfavorável. 
    Além de sabermos que é possível aprender com a natureza, existe o fato de que, se a natureza é regida por leis com estações definidas, a raça humana também pode se beneficiar muito ao obedecer às leis espirituais que Deus nos deu na Bíblia. (Provérbios 1:7).

    Recompensa adiada. É outra indicação de que a pessoa entende o que significa ser sábio. Não podemos ter tudo o que queremos toda vez que queremos.
    Às vezes precisamos ser pacientes, e simplesmente nos contentar em caminhar na direção para onde queremos ir. Ninguém se apresenta no Teatro Municipal sem ter praticado durante anos. A mesma verdade se aplica às pessoas que desejam competir numa Olimpíada. 

    Estamos todos envolvidos na corrida de nossa vida. Para cruzarmos a linha de chegada, temos que levar a sério nosso “treinamento”. Temos que desenvolver e manter um relacionamento com Deus, e sermos responsáveis por torna-lo mais forte. 

    Quando parece que o mundo perdeu sua consciência coletiva, a Palavra de Deus nos lembra de que embora não possamos eliminar o mal (é o trabalho de Deus), podemos viver como sábios seguidores de Jesus Cristo. As coisas que Deus valoriza – amor, humildade, alegria, altruísmo, paz, integridade, pureza- são desenvolvidas enquanto mantemos nosso foco em Jesus. 

    De tudo o que foi dito, a conclusão é esta: “Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos porque foi para isso que fomos criados” (Eclesiastes 12:13).

    facebook